Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Notícias > Abertas inscrições para a Comissão Própria de Avaliação
Início do conteúdo da página Notícias

Abertas inscrições para a Comissão Própria de Avaliação

  • por Assessoria de Comunicação
  • publicado 25/11/2016 18h02
  • última modificação 25/11/2016 18h09

cpa

Estão abertas, de 23 a 29 de novembro, as inscrições dos candidatos a eleição dos representantes que irão compor a Comissão Própria de Avaliação do Campus Codó, doravante denominada de CPA LOCAL. Os candidatos devem inscrever-se junto ao CE-CPA (Comissão Eleitoral – CPA), no setor de protocolo do IFMA campus Codó, das 8h às 11:30h das 14h às 17:30h. Confira o edital.

Podem se candidatar os segmentos dos professores, estudantes, técnicos-administrativos, e sociedade civil organizada. Cada segmento terá direito a duas vagas cada um, com mandato de dois anos, com possibilidade de recondução, à exceção do estudantil que tem somente um ano de atuação.

A lista dos candidato será divulgada no dia 01 de dezembro e o período de campanha eleitoral será entre os dias 02 e 06 de dezembro, com eleição realizada no dia 8 de dezembro, na sede do campus Codó, das 9h às 20h.

O que é a CPA

A Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004, instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que preconiza que toda instituição de ensino superior, pública ou privada, constituirá uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pela autoavaliação da Instituição considerando, obrigatoriamente, os cinco eixos, que são:

  • Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional
  • Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional
  • Eixo 3 – Políticas Acadêmicas
  • Eixo 4 – Políticas de Gestão
  • Eixo 5 – Infraestrutura

A Comissão Própria de Avaliação realiza o processo de autoavaliação da instituição, com o objetivo de identificar as condições do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, suas potencialidades e fragilidades. Os resultados do processo de autoavaliação, consolidados em um relatório, representam importante subsídio para que a instituição execute ações para corrigir as fragilidades e manter as potencialidades identificadas, com vistas à melhoria da sua qualidade.

Atribuições da CPA

I – Coordenar a criação de condições para que a avaliação esteja integrada na dinâmica institucional;

 II – Coordenar a definição dos procedimentos de organização e de análise de dados;

III  – Coordenar o processo de análise, elaboração de relatórios, divulgação e o encaminhamento às instâncias competentes;

IV- – Coordenar o processo de reflexão e discussão sobre os resultados dos trabalhos avaliativos;

V-  Estabelecer o calendário anual das ações da avaliação institucional;

VI- Buscar a coerência entre a missão institucional, processos de trabalho e resultados obtidos pelos seus diversos segmentos representativos;

VII- Analisar dados de natureza quantitativa, relativos à efetividade da ação educacional, com vista à melhoria dos processos educacionais e de gestão acadêmica;

VIII- Responsabilizar-se pelo cumprimento das atividades previstas no Regulamento da CPA, aprovado pela Resolução IFMA/CONSUP nº. 121 A/2010.

registrado em:
Assunto(s): CPA
Fim do conteúdo da página