Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Notícias > Aluna do IFMA publica artigo em revista internacional
Início do conteúdo da página Notícias

Aluna do IFMA publica artigo em revista internacional

O estudo aborda o uso de garrafa PET como alternativa aos inseticidas para preservação da qualidade do feijão caupi.

  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 13/06/2018 15h41
  • última modificação 13/06/2018 15h41

A aluna de Agronomia do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Codó, Míria Casado da Silva, teve artigo publicado em periódico reconhecido internacionalmente como referência em pesquisa na área de armazenamento de grãos. O Journal of Stored Products Research (Jornal de Pesquisa de Produtos Armazenados) tem Qualis A2 e publicou o trabalho intitulado “Hermetic storage as an alternative for controlling Callosobruchus maculatus (Coleoptera: Chrysomelidae) and preserving the quality of cowpeas”, (Armazenamento hermético como alternativa para o controle de Callosobruchus maculatos e preservação na qualidade do feijão), desenvolvido pela estudante, com coautoria dos alunos Maksaila Gomes da Silva e Artur Oliveira Abreu.

O estudo aborda o uso de garrafa PET como alternativa aos inseticidas no controle de insetos-praga e preservação da qualidade de grãos de feijão caupi durante o armazenamento. Os resultados do estudo demonstraram que é possível armazenar os grãos em garrafa PET e manter sua qualidade em até 120 dias. O uso desse tipo de garrafa é importante para pequenos agricultores, por apresentar um baixo custo.

Para Míria Grasiele, o desenvolvimento do artigo foi de importante  para sua formação como aluna de iniciação científica, incentivando-a ao pensamento crítico, desenvolvimento pessoal e estímulo à docência. “Graças ao apoio do IFMA, do professor Gutierres, que me orientou para o desenvolvimento da pesquisa, e da colaboradora do estudo, Maksaíla, conseguimos obter essa publicação”, afirma.

Segundo Professor Gutierres Nelson Silva, coordenador do curso de Agronomia, no meio científico é raro conseguir publicar em periódicos internacionais de alto impacto, a exemplo dos classificados como Qualis A1 e A2. “Se a dificuldade já é grande para pesquisadores experientes, imagine para quem ainda está cursando a graduação”, ressalta.

registrado em:
Assunto(s): agronomia , pesquisa
Fim do conteúdo da página