Página Inicial > Notícias > IFMA promove Halloween Cultural Party em Codó

IFMA promove Halloween Cultural Party em Codó

• publicado 25/11/2019 14h50
  • última modificação 25/11/2019 14h55

O IFMA Campus Codó promoveu uma vivência e experiência da cultura anglo-americana para a comunidade e estudante do campus, no dia 13 de novembro.

O 2nd IFMAs Halloween Cultural Party!, mais conhecido no Brasil como Dia das Bruxas, contou com desfiles de máscaras e fantasias típicas da festa anglo americana e mexicana.

Também fez parte da programação, o concurso das lanternas de abóbora, conhecidas como Jack O’lantern e a brincadeira norte-americana “Bobbing na apple”. Após os concursos, todos vicenciaram e se divertiram com encenações em salas decoradas pelos estudantes dos cursos de Agroindústria, Meio Ambiente, Agropecuária e Informática, com os temas “House of the scream”, “The cemetery” e “Horror Movies”.

Como atividade da disciplina Espanhol, ministrada pela professora Viviane Matos, os estudantes tomaram conhecimento de que, na tradição cultural mexicana, a data dedicada aos mortos é dia de muita alegria. Eles celebram a morte como parte da vida, numa a festa com fantasias da morte, máscaras, comidas típicas e muita cor.

Todo o cerimonial do evento foi desenvolvido em quatro idiomas por estudantes do Ensino Médio Técnico do campus: Samuel Silva do 1º ano de Informática (em Alemão), Kívia Gomes do 1º ano de Informática (em Espanhol), Vinícius Campos do 1º ano de Agropecuária (em Inglês) e Lucas Jansen do 2º ano de Agroindústria (em Português).

Os convidados da comunidade codoense também puderam se inscrever e participar dos concursos e tiveram a oportunidade de vivenciar cultura e entretenimento.

O evento foi encerrado com a performance, como DJs (Disc Jockeys), dos estudantes do 3º ano do curso de Informática,

O diretor geral do campus, Wady Lima, e o diretor de ensino, Abias Cruz, participaram do júri dos concursos de fantasias e lanternas.

O evento foi organizado pelos professores de idiomas do campus Igo Evans, Ivonete Mendes, Diego Candido, Lilásia Chaves e Viviane Matos, dentre outros docentes.

Sobre o Halloween

O Halloween teve origem nas festas pagãs da civilização celta, cuja cultura dominou grande parte da Europa durante muitos séculos. Eles ocuparam a Inglaterra e a Irlanda acreditavam que, na noite de 31 de outubro, véspera do início do inverno na região, os maus espíritos rondavam a Terra e pregavam peças nos seres humanos.

Eles também achavam que, vestindo-se de bruxos ou fantasmas, confundiriam esses espíritos e que, naquela noite todas, as passagens entre os mundos dos mortos e dos vivos eram abertas

Por tudo isso, o Halloween era a noite dos magos e das feiticeiras.

Para honrar e pedir proteção aos seres amados falecidos, eles fazian enormes quantidades de bolos.

Mais tarde, isso originou o conhecido Trick or treat (“Gostosuras ou travessuras”).

Séculos depois, os irlandeses somaram à tradição as fantasias de monstros e seres sobrenaturais. Eles costumavam sair de casa em casa pedindo alimentos para as festividades do Halloween. Quando batiam à porta, diziam Trick or treat.

O símbolo do Halloween é o Jack-o’-lantern, abóbora que traz entalhada a careta de um fantasma e em seu interior uma vela acesa. Com ela se decoram os jardins e varandas das casas para afugentar os maus espíritos e seres sobrenaturais.

Hoje em dia, crianças e adultos em todo o mundo repetem a velha tradição e se divertem !

Assunto(s): Cultura , Ensino , Evento , Halloween , Idiomas