Página Inicial > Notícias > Campus firma parceria com empresas locais para concessão de benefícios

Campus firma parceria com empresas locais para concessão de benefícios

I Encontro com Parceiros do IFMA reuniu representantes do comércio local e a comunidade escolar.
  • Maycon Rangel
  • publicado 19/12/2019 14h15
  • última modificação 20/12/2019 11h33

(Da esq. à dir.) Jandherson Moura, Wady Lima, Roberto Brandão, Carlos César Teixeira, Valdecy Calixto e Felippe Jacinto

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Codó realizou na última quinta-feira (12), no Auditório da instituição, o I Encontro com Parceiros do IFMA, evento que reuniu representantes de empresas e estabelecimentos comerciais do município. As empresas convidadas firmaram parceria com o Instituto, possibilitando a concessão de benefícios e descontos para os alunos e servidores do Campus Codó. Na ocasião, houve também o lançamento da carteira estudantil do campus, que será utilizada para a identificação dos alunos nas instituições conveniadas, bem como para o acesso aos serviços do Refeitório.

A mesa diretiva do encontro foi composta pelo reitor do IFMA, Roberto Brandão; pelo diretor geral do Campus Codó, Wady Lima; pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Carlos César Teixeira; pelo diretor de Desenvolvimento Educacional do campus, Jandherson Moura; pelo diretor de Administração e Planejamento do Campus Codó em exercício, Felippe Jacinto; e pelo superintendente da Juventude do município de Codó, Valdecy Calixto.

O reitor Roberto Brandão enfatizou a importância de ações dessa natureza para estreitar a relação do IFMA com o setor produtivo e fomentar a economia local e regional. “Obrigado a todos vocês por apoiarem e contribuírem com o Instituto Federal do Maranhão. Essa aproximação com o setor produtivo é fundamental para o intercâmbio de ideias e soluções entre aquilo que produzimos e os anseios das empresas e demais instituições que atuam em Codó e região”. Roberto Brandão também anunciou que uma parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) destinou o recurso de R$ 1 milhão e 400 mil reais para a construção de três usinas fotovoltaicas, que serão edificadas nos campi Codó, São Luís – Maracanã e São Raimundo das Mangabeiras, possibilitando a geração de energia solar e, consequentemente, a redução das despesas com eletricidade nessas unidades.

O diretor geral do Campus Codó, Wady Lima, destacou também a importância da parceria para o IFMA e o setor empresarial. “Os benefícios vão estar acessíveis não apenas aos servidores, mas também aos nossos alunos. Nossos parceiros terão a possibilidade de ampliar a venda de seus produtos e serviços. Já estamos com o edital pronto para a inserção de novos parceiros a partir de 2020”. O diretor também falou sobre o modelo de carteira de identificação estudantil, que será emitida de forma gratuita para todos os estudantes matriculados na instituição.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Carlos César Teixeira, apontou que a aproximação com o setor produtivo vai potencializar a economia do município e pode gerar outros resultados além da política de benefícios. “A parceria, que hoje tem um viés socioeconômico, pode se dar também no aspecto tecnológico, com nossos alunos e servidores desenvolvendo soluções tecnológicas para as empresas”.

O superintendente da Juventude do município de Codó, Valdecy Calixto, parabenizou a iniciativa do Campus Codó e destacou também o relacionamento entre a instituição e a Prefeitura de Codó. “Nós temos uma grande parcela de professores formados aqui atuando em escolas da rede municipal de ensino. A Prefeitura acredita na missão do IFMA e fornece transporte gratuito para a classe estudantil. É evidente a transformação de vidas que o Campus Codó vem promovendo ao longo desses anos”.

A direção do campus e os representantes das empresas firmaram o termo de parceria, que estabelece as condições para acesso aos benefícios. A representante do Instituto Mix de Profissões, Roselane dos Santos Silva, ressalta o significado do evento para a classe empresarial de Codó. “Esse é um momento ímpar. Foi a primeira vez que vi o IFMA Campus Codó firmar parcerias nessa magnitude, com inúmeras empresas e, agora, estendendo também os benefícios para os alunos. Isso é muito importante para o fluxo econômico das empresas e para a economia de Codó”.

Confira a relação de empresas parceiras e seus benefícios