Página Inicial > Notícias > Seminário encerra disciplina de férias Psicologia da Educação

Seminário encerra disciplina de férias Psicologia da Educação

Seminário abordou temas sobre as contribuições das teorias psicológicas no processo formativo de professores e no processo ensino-aprendizagem de Biologia e Matemática dos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio na perspectiva da educação inclusiva em Codó (MA).
  • publicado 05/02/2020 18h13
  • última modificação 05/02/2020 18h14

No dia 02 de fevereiro foi realizado o I Seminário sobre as contribuições das teorias psicológicas no processo formativo de professores e no processo ensino-aprendizagem de Biologia e de Matemática dos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio na perspectiva da educação inclusiva em Codó (MA). O evento acadêmico fez parte do trabalho de encerramento da disciplina de férias “Psicologia da Educação”, dos Curso de licenciatura plena em Biologia e Matemática do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Codó.

A disciplina foi ministrada pelo professor Denílson Barbosa dos Santos, que destacou que a maneira como foi conduzida fomentou e favoreceu o desenvolvimento da autonomia, da emancipação e do protagonismo estudantil. “Esse trabalho tornou-se necessário como forma dos acadêmicos perceberem a materialização dos sabres e contribuições da Psicologia da Educação estudados e aprendidos na graduação, na formação, na prática docente e no aprendizado dos alunos. Para tanto, os acadêmicos realizaram pesquisa de campo com aplicação de questionários e entrevistas junto a professores e alunos da Rede Municipal, Estadual e Federal de Ensino de Codó (MA). Os resultados da proposta desta atividade culminaram com a realização deste seminário científico”, concluiu o professor.

O professor Denilson ressaltou ainda que “esse seminário materializa a certeza de que ensinar com pesquisa vale apena na formação de professores. Nesse seminário integrador foi marcada pela socialização dos resultados das pesquisas realizadas por nossos alunos dos cursos de Biologia e Matemática do IFMA campus Codó. 2 de fevereiro foi um dia de estudo, de muito aprendizado e saberes compartilhados! Valeu demais ministrar essa disciplina para esses acadêmicos. Fiquei maravilhado com o nível da qualidade dos trabalhos produzidos e apresentados por cada um dos grupos de acadêmicos. Estão todos de parabéns”.

Os trabalhos produzidos e apresentados no seminário versam sobre 11 temáticas que mantêm entre si uma estreita relação:

• Papel da Psicologia da Educação na formação docente: o que pensam os acadêmicos e professores dos Cursos de Licenciatura Plena do IFMA campus Codó”;
  • Contribuição da Psicologia da Educação na prática pedagógica: percepções construídas pelos acadêmicos e professores dos Cursos de Licenciatura Plena do IFMA campus Codó e pelos docentes da Educação Básica;
  • Papel da Psicologia da Educação no processo ensino-aprendizagem dos alunos: o que dizem os acadêmicos e professores dos Cursos de Licenciatura Plena do IFMA campus Codó e os docentes da Educação Básica;
  • O ensino-aprendizagem de Matemática e o papel da Psicologia da Educação em escolas públicas de Codó-MA;
  • O ensino-aprendizagem de Biologia na Educação Básica na perspectiva da Educação Inclusiva: contribuições da Psicologia da Educação;
  • Influência dos fatores Psicológicos no desempenho escolar dos alunos da Educação Básica nas aulas de Ciências e de Biologia;
  • Estratégias de ensino e recursos didáticos utilizados no ensino-aprendizagem de Biologia à luz da teoria da aprendizagem significativa de Ausebel;
  • Estratégias de ensino e recursos didáticos utilizados no ensino-aprendizagem de Biologia à luz da teoria construtivista piagetiana;
  • Mediação Simbólica e o Papel do Professor de Biologia no Contexto Escolar;
  • O papel da afetividade no ensino-aprendizagem dos alunos nas aulas de Ciências e de Biologia;
  • Socialização de práticas pedagógicas exitosas à luz das contribuições da Psicologia da Educação.

No final do Seminário, todos os acadêmicos receberam certificação de participação, organização e apresentação de trabalhos científicos.

O seminário foi avaliado como exitoso porque atendeu a sua finalidade, de modo que os acadêmicos sistematizaram os saberes estudados e aprendidos na disciplina Psicologia da Educação e seus impactos na formação docente, prática pedagógica e no ensino-aprendizagem. A acadêmica Carine Feitoza Mohana, do curso de Biologia, revelou que “pela primeira vez ao longo da minha formação acadêmica senti vontade de ser professora, isso porque a maneira como foi ministrada esta disciplina pelo professor Denílson e ao estudar as teorias psicológicas, percebi que agora quero ser professora para contribuir para que todos os meus futuros alunos possam aprender indistintamente, respeitando os seus tempos e ritmos”, disse.