Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus realiza lives sobre Programa de Residência Pedagógica
Início do conteúdo da página Notícias

Campus realiza lives sobre Programa de Residência Pedagógica

O Núcleo de Química do Campus Codó vai realizar oito encontros de janeiro a maio de 2022.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 07/01/2022 09h57
  • última modificação 07/01/2022 09h58

Residência Pedagógica no CE Colares Moreira, em Codó

Com o objetivo de aperfeiçoar a formação prática dos estudantes de cursos de licenciatura, o Programa de Residência Pedagógica (PRP) oferece bolsas financiadas pela Capes para desenvolver projetos de imersão dos futuros professores em escolas da educação básica. No IFMA Campus Codó, o núcleo de Química do PRP está promovendo uma série de encontros intitulada “Disseminação de Saberes do PRP” – a ideia é integrar as ações do processo preparatório dos residentes à divulgação dos conhecimentos construídos ao longo das duas últimas edições do programa.

Os encontros vão ocorrer de janeiro a maio de 2022, e o primeiro deles foi realizado na última terça-feira (4), com transmissão ao vivo pelo canal da Diretoria de Desenvolvimento Educacional do campus no Youtube. Na ocasião, o licenciando Erisvaldo de Oliveira defendeu o trabalho monográfico “Concepções e Práticas de Pesquisa no Ensino de Química por Investigação: estudo de caso com alunos do ensino médio do Centro de Ensino Colares Moreira, em Codó/MA”.

O trabalho resultou de um projeto desenvolvido no âmbito do PRP 2018-2020, sob orientação da professora Floriza Meireles. Para ela, a residência amplia a compreensão dos futuros professores sobre os contextos reais em que deverão atuar. “Ser docente, para além da formação acadêmica, é uma experiência que se constrói a partir do cotidiano, das relações com os alunos e seus saberes e da escuta do outro”, comentou. Os projetos de residência pedagógica incluem ainda um preceptor, ou seja, um professor da escola-campo que acompanha as atividades do residente. Neste caso, a preceptoria foi do professor Joselson Rodrigues, do CE Colares Moreira.

O próximo encontro de Disseminação de Saberes do PRP está marcado para o dia 27 de janeiro, a partir das 18h30. Serão discutidos os assuntos pertinentes ao tema “Saberes Docentes e Identidade Profissional”, com os residentes das escolas-campo do núcleo de Química compartilhando seus relatos de experiência, projetos e intervenções realizadas até agora. Nesse evento, a comunidade terá a oportunidade de conhecer a estrutura do programa, seu funcionamento e entender como participar em outras edições.

registrado em:
Fim do conteúdo da página