Página Inicial > Notícias > Campus e Hemocentro promovem campanha de doação de sangue

Campus e Hemocentro promovem campanha de doação de sangue

IFMA Campus Codó promove Campanha de doação de sangue em parceria com Hemocentro.
  • publicado 27/05/2022 09h27
  • última modificação 27/05/2022 09h27

O IFMA Campus Codó promoveu, na quarta-feira (25), uma campanha de doação de sangue, em parceria com o Hemonúcleo do município.  A equipe recebeu os doadores – servidores, alunos e familiares –, em um dia marcado por gestos de solidariedade.

A ação é parte do plano de trabalho da Direção Geral e Departamento de Assuntos Estudantis (DAE), em contribuir com atividades de conscientização de saúde junto à comunidade acadêmica e ajudar a manter o estoque do Hemomar/ Regional Codó, que atende além da cidade, mais outros 15 municípios.

O resultado da campanha alcançou o esperado pela instituição: 60 bolsas de sangue coletadas. “Foi uma campanha exitosa, com o apoio de todos que tiveram interesse em fazer doações. Essas ações impactam diretamente na vida das pessoas. Considerando que uma bolsa pode salvar até quatro vidas, é gratificante podermos contribuir para esse serviço essencial à saúde da população”, declarou a enfermeira Josilene Oliveira.

Segundo o Hemomar, as coletas externas facilitam alcançar doadores que têm mais dificuldade em procurar a sede do Hemonúcleo de Codó para fazerem suas doações. Por isso o Campus Codó é parceiro da campanha, reforçando o compromisso da instituição em trabalhar em prol da comunidade em geral.

O diretor de Desenvolvimento Educacional (DDE) do Campus Codó, professor Jandherson Moura Silva, frisa que iniciativas como essa contribuem diretamente com a sociedade e já fazem parte do calendário de ações da unidade do IFMA. “Toda a comunidade acadêmica foi sensibilizada para participar da campanha, proporcionando que cada um demonstrasse sua solidariedade com o próximo, sendo doador ou buscando doadores na comunidade. O sucesso na captação de bolsas deu-se, também, pelo envolvimento de nossos estudantes que, com vistas nas ações da Gincana do NEABI, buscaram cumprir essa tarefa, pontuar na competição e ainda ‘Fazer o bem sem olhar a quem’”, disse Jandherson Moura Silva.

O diretor-geral do IFMA Campus Codó, professor Wady Lima Castro Júnior, destacou a participação ativa da instituição em ações de cidadania e solidariedade. “Com este tipo de atividade desenvolvida no campus, fica o exemplo de solidariedade e amor ao próximo, vivenciado pela comunidade acadêmica. O envolvimento dos discentes e servidores na campanha de doação de sangue, com a sensibilização e convencimento das pessoas, é empolgante. Registro aqui as congratulações aos doadores e aos servidores e alunos envolvidos no planejamento e execução da ação. O IFMA Campus Codó deu uma aula de solidariedade, e isso ajudando a salvar vidas humanas”, comentou o diretor-geral.