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IFMA Codó promove atividades práticas no curso de Ciências Biológicas

A ação se tornou viável com o fim do ensino remoto e propicia melhoria do ensino-aprendizagem
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 20/06/2022 14h59
  • última modificação 20/06/2022 15h00

Estudantes de Microbiologia do 3º período, em atividade de visualização de microrganismos (bactérias), no Laboratório multidisciplinar

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMA Campus Codó tem realizado, desde fevereiro deste ano, diversas atividades práticas (de campo, experimentação e demonstração) de modo a permitir aos graduandos a ampliação da capacidade de resolver problemas, a compreensão de conceitos básicos e o desenvolvimento de saberes.

A ação foi possível com o fim do Ensino Remoto Emergencial, estratégia adotada pelo IFMA para dar prosseguimento às atividades acadêmicas durante o período de maior agravamento da pandemia causada pelo SARS-CoV-2.

O professor Caio Veloso, coordenador do curso de Ciências Biológicas do IFMA – Campus Codó defende que há vários temas que compõem as diversas subáreas das Ciências Biológicas que necessitam de um alto nível de abstração dos graduandos. “O uso de analogias, ilustrações, exemplificações, demonstrações, exemplificações e aulas de campo consistem em estratégias viáveis para facilitar as aprendizagens”, afirma Veloso. “As aulas práticas funcionam como facilitadoras da aprendizagem e são essenciais, principalmente no contexto do retorno às atividades presenciais”, prossegue.

O estudante Mateus Eduardo, do 5° período do curso, avalia que o retorno das atividades presenciais promoveu um incremento no processo de aprendizagem. “Em muitas aulas remotas havia várias distrações que impediam um melhor aproveitamento dos conteúdos ministrados”, pontuou. “As aulas práticas vêm trazendo, ainda, uma melhoria no processo de fixação dos conteúdos”, ressaltou. “É perceptível como o retorno presencial e aulas práticas vem melhorando a maneira como aprendemos, porém ainda temos algumas dificuldades por conta dessa transição após passarmos, basicamente, 2 anos com o ensino remoto”, concluiu.

Legenda das fotos, em sentido horário, a partir da esquerda superior:

1º -Zoologia de Invertebrados 2º e 3º período – Classe insecta: montagem e identificação de insetos (Laboratório de Biologia)

2- Parasitologia – V Período – Visualização de lâminas de parasitos (Laboratório Multidisciplinar)

3 – Microbiologia – 3º Período – Visualização de microrganismos (fungos) – Laboratório Multidisciplinar

4 – Zoologia dos Invertebrados II – III período – Anelídeos: dissecação de minhocas (Laboratório Multidisciplinar)

5 – Zoologia de Invertebrados II – III Período – Montagem e experimento para manejo de ácaros fitófagos (Laboratório Multidisciplinar)

6 – Biologia das Criptógamas – V período – Coleta e reconhecimento de caracteres estruturais em briófitas e pteridófitas (Entorno do Campus Codó)

7 – Biologia das Criptógamas – V período – Coleta e reconhecimento de caracteres estruturais em briófitas e pteridófitas (Entorno do Campus Codó)

8 – 7º período – Biologia Molecular – Extração de DNA (Laboratório Multidisciplinar)

9 – 7º período – Biologia Molecular – Extração de DNA (Laboratório Multidisciplinar)

10 – 3º Período – Microbiologia – Contagem de microrganismos (Laboratório de Biologia)

11 – Parasitologia – V período – Análise de parasitos (Laboratório Multidisciplinar)

12 – 3º Período – Histologia – Visualização de tecidos animais (Laboratório Multidisciplinar)

 

registrado em:
Assunto(s): Biológicas , Codó , Covid , Ensino , Sars-COV-2
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