Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Assistência ao Aluno
Início do conteúdo da página

Assistência ao Aluno

publicado 04/05/2015 19h43 | última modificação 02/07/2020 09h06

Atendimento saúdeO Departamento de Assuntos Estudantis (DAE) é o setor responsável pela execução da Política de Assistência Estudantil, no IFMA – Campus Codó, em conformidade com a Resolução IFMA/CONSUP nº 28, de 20 de abril de 2020. São desenvolvidos os Programas Universais de Assistência à saúde do estudante e de acompanhamento psicológico, odontológico e nutricional. Além dos Programas Específicos da Assistência Primária, como o auxílio moradia, transporte, fardamento, bolsa de estudos, residência estudantil e auxílio alimentação através da oferta gratuita a todos os estudantes. O departamento também é responsável pela orientação e aplicação do Regimento Disciplinar Discente que tem por objetivo preservar o ambiente educacional saudável e harmonioso e aplicar sanções por atos indisciplinares que prejudiquem o bom convívio entre a comunidade acadêmica.

Para saber mais sobre as atribuições do DAE, clique aqui.

 

Serviços

O DAE está estruturado da seguinte forma:

  • Serviço médico, de enfermagem e nutricional: realiza consultas médicas, tratamentos clínicos, prevenção de doenças, hábitos saudáveis e outras questões relacionadas à saúde e educação, por meio de atendimento individual, de palestras e da divulgação de informações nos murais e canais de comunicação do campus.
  • Serviço de Psicologia: realiza escuta e orientação psicológica com os alunos que procuram o serviço ou são encaminhados. Também desenvolve orientação vocacional/profissional e promove ações para promoção de saúde mental de toda a comunidade acadêmica.
  • Serviço Social: juntamente com a Comissão da Equipe Multiprofissional, realiza o acompanhamento social dos alunos e é responsável pelos programas da Assistência Primária da Política de Assistência Estudantil.
  • Acompanhamento disciplinar: realiza orientação e encaminhamentos para promoção do bom convívio e cumprimento dos direitos e deveres do estudante, dispostos no Regimento Disciplinar Discente (Resolução IFMA/CONSUP nº 9/2014).

 

Estrutura física

O DAE possui prédio específico para desenvolver suas ações, com salas e consultórios para atendimento.

 

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

 

Programas Específicos de Assistência Primária

Os editais da Assistência Estudantil e Residência Estudantil são lançados no início do ano letivo com a oferta de vagas, de acordo com o orçamento disponível.

Programa de Auxílio Alimentação: Visa possibilitar o atendimento às necessidades básicas de alimentação aos estudantes, de modo a contribuir com a melhoria do seu processo de ensino-­aprendizagem através da oferta gratuita de alimentação (almoço ou jantar).

Programa de Auxílio Moradia: Visa subsidiar através de auxílio financeiro parte do custeio no pagamento de aluguel de imóvel. Destina-se ao estudante que não possui moradia no município de Codó e necessita residir na cidade para dar seguimento ao curso.

Programa de Auxílio Transporte: Visa subsidiar financeiramente parte das despesas decorrentes com transporte dos estudantes que residem no município e realizam deslocamento diário ao campus ou que residem em outros municípios ou fora da Zona Urbana de Codó e precisam se descolar até o campus.

Auxílio Fardamento: Visa subsidiar financeiramente parte das despesas decorrentes dos gastos com fardamento, materiais escolares ou equipamentos necessários para as aulas.

Bolsa de Estudos: Visa assegurar a permanência do estudante em condição de vulnerabilidade social, por meio da concessão de bolsa para custear despesas relativas ao processo educacional.

Programa de Residência Estudantil: Visa assegurar ao estudante a permanência e conclusão do curso através da oferta de alojamento nas residências do campus. Também é garantido ao estudante residente a alimentação gratuita por meio de quatro refeições diárias: café, almoço, jantar e ceia.

 


Equipe:

Chefe do Departamento:  Prof.º Richele da Rocha Rego (richele.rego@ifma.edu.br)
Chefe da Divisão de Assistência ao Educando: Francisco Ferreira Moreno Filho (francisco.moreno@ifma.edu.br)
Médico: Edson Calixto da Rocha Júnior (edson.junior@ifma.edu.br)
Enfermeira: Josilene Santos de Oliveira (josilene.oliveira@ifma.edu.br)
Nutricionistas: Delbana Pereira Rodrigues (delbanarodrigues@ifma.edu.br) e Joycellane Alline do Nascimento Campos Ribeiro (joycellane.ribeiro@ifma.edu.br)
Odontólogo: Jorge Luiz Araújo de Oliveira (jorge.oliveira@ifma.edu.br)
Psicóloga: Alessandra de Macedo Monteiro (alessandra.monteiro@ifma.edu.br)
Assistentes de Alunos: José Brandão de Menezes Júnior (juniorbrandao@ifma.edu.br) e Katiana Silva Marques Moreira (katiana.marques@ifma.edu.br)


 

Fim do conteúdo da página