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CPA

publicado 31/07/2022 21h57 | última modificação 13/02/2023 16h31

 

Missão

A Comissão Própria de Avaliação do Instituto Federal do Maranhão tem como papeis fundamentais supervisionar, planejar, coordenar, analisar e executar a Autoavaliação Institucional. Conta com representantes dos segmentos docente, discente, técnico administrativo e da sociedade civil organizada.

 

Autoavaliação Institucional

A Autoavaliação Institucional é obrigatória e compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Abrange cinco eixos temáticos:

– Planejamento e Avaliação Institucional;

– Desenvolvimento Institucional;

– Políticas Acadêmicas;

– Políticas de Gestão; e

– Infraestrutura Física.

Esse processo contínuo de autoconhecimento institucional funciona como balizador de ações, reestruturações, discussões e reflexões sobre todas as ações administrativas e acadêmicas praticadas. A autoavaliação institucional surge ainda como instrumento para diagnóstico, reivindicações, para chamar atenção sobre a atual situação do Instituto, além de gerar respostas e tomadas de decisão. Os benefícios advindos poderão ser expandidos para os alunos, em sua formação profissional e em sua postura como cidadãos.

 

Princípios

Os princípios da autoavaliação no IFMA seguem as diretrizes apresentadas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), no que se refere à concepção, princípios e dimensões do SINAES. Sendo assim, a atuação da CPA está baseada nos princípios:

– Responsabilidade social com a qualidade da educação superior;

– Respeito à identidade da instituição;

– Fidedignidade das informações coletadas no processo avaliativo;

– Respeito e valorização dos sujeitos e dos órgãos da instituição;

– Respeito à liberdade de expressão, de pensamento e de crítica;

– Compromisso com a melhoria da qualidade da educação;

– Continuidade e regularidade do processo avaliativo;

– Difusão de valores éticos e de liberdade, igualdade e pluralidade cultural e democrática.

 

Ações

– Elaboração do Projeto de Autoavaliação Institucional;

– Esclarecimento, sensibilização e divulgação sobre a Autoavaliação Institucional;

– Coleta e análise de dados juntos aos setores e atores institucionais;

– Elaboração de relatórios de Autoavaliação Institucional para subsidiar avaliações externas do MEC;

– Divulgação dos resultados da Autoavaliação Institucional aos atores envolvidos e comunidade;

– Propor ações de melhoria a partir do autoconhecimento institucional; e

– Fornecer elementos para o Planejamento Estratégico do IFMA.

CPA Central: Clique aqui.

CPA do Campus Codó

Membros(as) Atuais

Membros(as) Atuais

Conforme Portaria n° 1/2023 – GAB-COD/CAMP-COD/IFMA, de 02/01/2023, a CPA do Campus Codó é composta pelos seguintes membros:

NOME
SEGMENTO
FUNÇÃO
MANDATO
Régis Pereira Alves Técnico Presidente A
Emanuelle Karenyne Mota Chaves Docente Secretária A
Ermeson Tarcisio Gomes Vieira Discente Membro – 1º Titular B
Pedro Henrique Brito Mota Discente Membro – 2º Titular B
Samuel de Assis Silva Discente Membro – 1º Suplente B
Waleson da Silva Rosa Discente Membro – 2º Suplente B
Irapuan Lira Feitosa Filho Docente Membro – 2º Titular A
Josyanne Araújo Neves Docente Membra – 1ª Suplente B
Kessia Rosaria de Sousa Docente Membra – 2ª Suplente B
Paulo Roberto Câmara Saraiva Técnico Membro – 2º Titular B
Marcos Aurélio de Jesus Cardoso Técnico Membro – 1º Suplente B
Vivian Alessandra Vieira de Carvalho Sousa Técnico Membra – 2º Suplente B
Deutimar Fernandes Barros Sociedade Civil Membro – 1º Titular C
Islângela Georgina Frota Duailibe Sousa Sociedade Civil Membro – 2º Titular C
Pollyanna Pereira de Carvalho Mendes Sociedade Civil Membro – 1º Suplente C
Francisca Cristina Rego Souza Sociedade Civil Membro – 2º Suplente C

Legenda:
A: Mandato de 02/06/2021 a 02/06/2023, conforme Portaria nº 3804/2022 – GAB-REIT/REITORIA/IFMA, de 01/08/2022, retificada pela Portaria nº 4138/2022 – GAB-REIT/REITORIA/IFMA, de 17/08/2022;
B, C: Mandato de 02/01/2023 a 02/01/2026, conforme Portaria n° 1/2023 – GAB-COD/CAMP-COD/IFMA, de 02/01/2023.

Membros(as) Anteriores

Membros(as) Anteriores

Portaria IFMA/Reitoria nº 4.138, de 17/08/2022: Retifica a Portaria nº 3.804/2022

Portaria IFMA/Reitoria nº 3.804, de 01/08/2022: Constitui a CPA do Campus Codó para o biênio 2021/2023

Portaria IFMA/Codó nº 130, de 02/06/2021: Constitui a CPA do Campus Codó

Portaria IFMA/Reitoria nº 2.170, de 12/04/2017: Retifica a Portaria nº 923/2017

Portaria IFMA/Reitoria nº 923, de 02/03/2017: Constitui a CPA do Campus Codó para o biênio 2016/2018

Portaria IFMA/Reitoria nº 3.466, de 21/10/2014: Constitui a CPA do Campus Codó a partir de 20/10/2014

Convocatórias de Reuniões

Convocatórias de Reuniões

CONVOCAÇÃO N° 1/2023 – CPA-COD/CAMP-COD/IFMA: Reunião para o dia 30/01/2023

CONVOCAÇÃO N° 2/2022 – CPA-COD/CAMP-COD/IFMA: Reunião para o dia 08/09/2022

CONVOCAÇÃO N° 1/2022 – CPA-COD/CAMP-COD/IFMA: Reunião para o dia 30/08/2022

Convite do Google Meet: Reunião para o dia 15/07/2022

Convite do Google Meet: Reunião para o dia 28/12/2021

Convite do Google Meet: Reunião para o dia 14/12/2021

Convocação: Reunião para o dia 31/08/2017

Convocação: Reunião para o dia 23/08/2017

Convocação: Reunião para o dia 09/08/2017

Convocação: Reunião para o dia 12/07/2017

Convocação: Reunião para o dia 05/06/2017

Convocação: Reunião para o dia 23/09/2015

Convocação: Reunião para o dia 17/09/2015

Atas de Reuniões - Comissão Atual

Atas de Reuniões – Comissão Atual

Ata N° 1/2023 – CPA-COD/CAMP-COD/IFMA: As ações da CPA do Campus Codó no biênio 2021 a 2023; CPA Central; Outros assuntos correlatos

Ata N° 2/2022 – CPA-COD/CAMP-COD/IFMA: Relatório de Autoavaliação Institucional do Campus Codó – Ano 2021 – versão parcial e outros

Ata N° 1/2022 – CPA-COD/CAMP-COD/IFMA: Relatório de Autoavaliação Institucional do Campus Codó – Ano 2021 – versão parcial e assuntos correlatos

Ata Nº 1/2022 – CAF-COD/DAP-COD/CAMP-COD/IFMA: Definição de cargos da CPA e Encontro Pedagógico do IFMA – Campus Codó

Atas de Reuniões - Comissões Anteriores

Atas de Reuniões – Comissões Anteriores

Ata nº 1/2019: Reunião de 28/02/2019

Ata nº 1/2018: Reunião de 19/12/2018

Ata nº 9/2017: Reunião de 05/10/2017

Ata nº 8/2017: Reunião de 14/09/2017

Ata nº 7/2017: Reunião de 11/09/2017

Ata nº 6/2017: Reunião de 31/08/2017

Ata nº 5/2017: Reunião de 23/08/2017

Ata nº 4/2017: Reunião de 09/08/2017

Ata nº 3/2017: Reunião de 12/07/2017

Ata nº 2/2017: Reunião de 05/06/2017

Ata nº 1/2017: Reunião de 31/05/2017

Ata nº 8/2016: Reunião de 02/03/2016

Ata nº 3/2016: Reunião de 29/01/2016

Ata nº 7/2015: Reunião de 04/09/2015

Ata nº 6/2015: Reunião de 13/03/2015

Ata nº 5/2015: Reunião de 25/03/2015

Ata nº 4/2015: Reunião de 25/03/2015

Ata nº 3/2014: Reunião de 09/12/2014

Ata nº 2/2014: Reunião de 05/11/2014

Ata nº 1/2014: Reunião de 29/10/2014

Ata: Reunião de 21/10/2014

Documentos

Documentos

Eleições

Eleições

Edital nº 1/2022: Período 2022-2025

Edital nº 25/2021: Período 2021-2023

Edital nº 12/2016: Período 2016-2018

Edital nº 2/2014: Período 2014-2015

Normas e Documentos

Resolução IFMA/CONSUP nº 121-A, de 12/11/2010 (revogada tacitamente pela Resolução IFMA/CONSUP nº 139, de 27/06/2022): Regimento Interno da CPA;

Resolução IFMA/CONSUP nº 139, de 27/06/2022: Regimento Interno da CPA;

Lei nº 10.861, de 14/04/2004: Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências;

Portaria Normativa MEC nº 40, de 12/12/2007 (*): Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, banco de avaliadores (Basis) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e outras disposições. (*) Republicada por ter saído, no DOU nº 239, de 13-12-2007, Seção 1, págs. 39 a 43, com incorreção no original.

Legislação e Atos Normativos da Secretaria de Regulação da Educação Superior (SERES);

Portaria MEC nº 821, de 24/08/2009: Define procedimentos para avaliação de Instituições de Educação Superior e Cursos de Graduação no âmbito do 1º Ciclo Avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e dá outras providências;

Nota Técnica N° 62/2014 INEP/DAES/CONAES: Definição da estrutura do Relato Institucional;

Nota Técnica Nº 065/2014 INEP/DAES/CONAES: Roteiro para Relatório de Autoavaliação Institucional.

Avaliações Internas

CPA Central

Avaliações Externas

Avaliações Externas

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