CPA
Missão
A Comissão Própria de Avaliação do Instituto Federal do Maranhão tem como papeis fundamentais supervisionar, planejar, coordenar, analisar e executar a Autoavaliação Institucional. Conta com representantes dos segmentos docente, discente, técnico administrativo e da sociedade civil organizada.
Autoavaliação Institucional
A Autoavaliação Institucional é obrigatória e compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Abrange cinco eixos temáticos:
– Planejamento e Avaliação Institucional;
– Desenvolvimento Institucional;
– Políticas Acadêmicas;
– Políticas de Gestão; e
– Infraestrutura Física.
Esse processo contínuo de autoconhecimento institucional funciona como balizador de ações, reestruturações, discussões e reflexões sobre todas as ações administrativas e acadêmicas praticadas. A autoavaliação institucional surge ainda como instrumento para diagnóstico, reivindicações, para chamar atenção sobre a atual situação do Instituto, além de gerar respostas e tomadas de decisão. Os benefícios advindos poderão ser expandidos para os alunos, em sua formação profissional e em sua postura como cidadãos.
Princípios
Os princípios da autoavaliação no IFMA seguem as diretrizes apresentadas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), no que se refere à concepção, princípios e dimensões do SINAES. Sendo assim, a atuação da CPA está baseada nos princípios:
– Responsabilidade social com a qualidade da educação superior;
– Respeito à identidade da instituição;
– Fidedignidade das informações coletadas no processo avaliativo;
– Respeito e valorização dos sujeitos e dos órgãos da instituição;
– Respeito à liberdade de expressão, de pensamento e de crítica;
– Compromisso com a melhoria da qualidade da educação;
– Continuidade e regularidade do processo avaliativo;
– Difusão de valores éticos e de liberdade, igualdade e pluralidade cultural e democrática.
Ações
– Elaboração do Projeto de Autoavaliação Institucional;
– Esclarecimento, sensibilização e divulgação sobre a Autoavaliação Institucional;
– Coleta e análise de dados juntos aos setores e atores institucionais;
– Elaboração de relatórios de Autoavaliação Institucional para subsidiar avaliações externas do MEC;
– Divulgação dos resultados da Autoavaliação Institucional aos atores envolvidos e comunidade;
– Propor ações de melhoria a partir do autoconhecimento institucional; e
– Fornecer elementos para o Planejamento Estratégico do IFMA.
CPA Central: Clique aqui.
CPA do Campus Codó
Membros(as) Atuais
Conforme Portaria n° 1/2023 – GAB-COD/CAMP-COD/IFMA, de 02/01/2023, a CPA do Campus Codó é composta pelos seguintes membros:
NOME
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SEGMENTO
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FUNÇÃO
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MANDATO
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---|---|---|---|
Régis Pereira Alves | Técnico | Presidente | A |
Emanuelle Karenyne Mota Chaves | Docente | Secretária | A |
Ermeson Tarcisio Gomes Vieira | Discente | Membro – 1º Titular | B |
Pedro Henrique Brito Mota | Discente | Membro – 2º Titular | B |
Samuel de Assis Silva | Discente | Membro – 1º Suplente | B |
Waleson da Silva Rosa | Discente | Membro – 2º Suplente | B |
Irapuan Lira Feitosa Filho | Docente | Membro – 2º Titular | A |
Josyanne Araújo Neves | Docente | Membra – 1ª Suplente | B |
Kessia Rosaria de Sousa | Docente | Membra – 2ª Suplente | B |
Paulo Roberto Câmara Saraiva | Técnico | Membro – 2º Titular | B |
Marcos Aurélio de Jesus Cardoso | Técnico | Membro – 1º Suplente | B |
Vivian Alessandra Vieira de Carvalho Sousa | Técnico | Membra – 2º Suplente | B |
Deutimar Fernandes Barros | Sociedade Civil | Membro – 1º Titular | C |
Islângela Georgina Frota Duailibe Sousa | Sociedade Civil | Membro – 2º Titular | C |
Pollyanna Pereira de Carvalho Mendes | Sociedade Civil | Membro – 1º Suplente | C |
Francisca Cristina Rego Souza | Sociedade Civil | Membro – 2º Suplente | C |
Legenda:
A: Mandato de 02/06/2021 a 02/06/2023, conforme Portaria nº 3804/2022 – GAB-REIT/REITORIA/IFMA, de 01/08/2022, retificada pela Portaria nº 4138/2022 – GAB-REIT/REITORIA/IFMA, de 17/08/2022;
B, C: Mandato de 02/01/2023 a 02/01/2026, conforme Portaria n° 1/2023 – GAB-COD/CAMP-COD/IFMA, de 02/01/2023.
Membros(as) Anteriores
Portaria IFMA/Reitoria nº 4.138, de 17/08/2022: Retifica a Portaria nº 3.804/2022
Portaria IFMA/Reitoria nº 3.804, de 01/08/2022: Constitui a CPA do Campus Codó para o biênio 2021/2023
Portaria IFMA/Codó nº 130, de 02/06/2021: Constitui a CPA do Campus Codó
Portaria IFMA/Reitoria nº 2.170, de 12/04/2017: Retifica a Portaria nº 923/2017
Portaria IFMA/Reitoria nº 923, de 02/03/2017: Constitui a CPA do Campus Codó para o biênio 2016/2018
Portaria IFMA/Reitoria nº 3.466, de 21/10/2014: Constitui a CPA do Campus Codó a partir de 20/10/2014
Convocatórias de Reuniões
CONVOCAÇÃO N° 1/2023 – CPA-COD/CAMP-COD/IFMA: Reunião para o dia 30/01/2023
CONVOCAÇÃO N° 2/2022 – CPA-COD/CAMP-COD/IFMA: Reunião para o dia 08/09/2022
CONVOCAÇÃO N° 1/2022 – CPA-COD/CAMP-COD/IFMA: Reunião para o dia 30/08/2022
Convite do Google Meet: Reunião para o dia 15/07/2022
Convite do Google Meet: Reunião para o dia 28/12/2021
Convite do Google Meet: Reunião para o dia 14/12/2021
Convocação: Reunião para o dia 31/08/2017
Convocação: Reunião para o dia 23/08/2017
Convocação: Reunião para o dia 09/08/2017
Convocação: Reunião para o dia 12/07/2017
Convocação: Reunião para o dia 05/06/2017
Convocação: Reunião para o dia 23/09/2015
Convocação: Reunião para o dia 17/09/2015
Atas de Reuniões – Comissão Atual
Ata N° 1/2023 – CPA-COD/CAMP-COD/IFMA: As ações da CPA do Campus Codó no biênio 2021 a 2023; CPA Central; Outros assuntos correlatos
Ata N° 2/2022 – CPA-COD/CAMP-COD/IFMA: Relatório de Autoavaliação Institucional do Campus Codó – Ano 2021 – versão parcial e outros
Ata N° 1/2022 – CPA-COD/CAMP-COD/IFMA: Relatório de Autoavaliação Institucional do Campus Codó – Ano 2021 – versão parcial e assuntos correlatos
Ata Nº 1/2022 – CAF-COD/DAP-COD/CAMP-COD/IFMA: Definição de cargos da CPA e Encontro Pedagógico do IFMA – Campus Codó
Atas de Reuniões – Comissões Anteriores
Ata nº 1/2019: Reunião de 28/02/2019
Ata nº 1/2018: Reunião de 19/12/2018
Ata nº 9/2017: Reunião de 05/10/2017
Ata nº 8/2017: Reunião de 14/09/2017
Ata nº 7/2017: Reunião de 11/09/2017
Ata nº 6/2017: Reunião de 31/08/2017
Ata nº 5/2017: Reunião de 23/08/2017
Ata nº 4/2017: Reunião de 09/08/2017
Ata nº 3/2017: Reunião de 12/07/2017
Ata nº 2/2017: Reunião de 05/06/2017
Ata nº 1/2017: Reunião de 31/05/2017
Ata nº 8/2016: Reunião de 02/03/2016
Ata nº 3/2016: Reunião de 29/01/2016
Ata nº 7/2015: Reunião de 04/09/2015
Ata nº 6/2015: Reunião de 13/03/2015
Ata nº 5/2015: Reunião de 25/03/2015
Ata nº 4/2015: Reunião de 25/03/2015
Ata nº 3/2014: Reunião de 09/12/2014
Ata nº 2/2014: Reunião de 05/11/2014
Ata nº 1/2014: Reunião de 29/10/2014
Ata: Reunião de 21/10/2014
Documentos
Eleições
Edital nº 1/2022: Período 2022-2025
Edital nº 25/2021: Período 2021-2023
Edital nº 12/2016: Período 2016-2018
Edital nº 2/2014: Período 2014-2015
Normas e Documentos
– Resolução IFMA/CONSUP nº 121-A, de 12/11/2010 (revogada tacitamente pela Resolução IFMA/CONSUP nº 139, de 27/06/2022): Regimento Interno da CPA;
– Resolução IFMA/CONSUP nº 139, de 27/06/2022: Regimento Interno da CPA;
– Lei nº 10.861, de 14/04/2004: Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências;
– Portaria Normativa MEC nº 40, de 12/12/2007 (*): Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, banco de avaliadores (Basis) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e outras disposições. (*) Republicada por ter saído, no DOU nº 239, de 13-12-2007, Seção 1, págs. 39 a 43, com incorreção no original.
– Legislação e Atos Normativos da Secretaria de Regulação da Educação Superior (SERES);
– Portaria MEC nº 821, de 24/08/2009: Define procedimentos para avaliação de Instituições de Educação Superior e Cursos de Graduação no âmbito do 1º Ciclo Avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e dá outras providências;
– Nota Técnica N° 62/2014 INEP/DAES/CONAES: Definição da estrutura do Relato Institucional;
– Nota Técnica Nº 065/2014 INEP/DAES/CONAES: Roteiro para Relatório de Autoavaliação Institucional.
Avaliações Internas
Avaliações Externas
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