Licenciatura em Matemática
- Perfil
- Formas de Acesso
- Coordenação
- Informações Gerais
- Estrutura Curricular
- Disciplinas
- Corpo Docente
- Técnicos
- Atos Regulatórios
- Horários de Aula
- Colegiado
- Núcleo Docente Estruturante
- Normas e Outros Documentos do Curso
- Notícias
- Trabalhos de Conclusão de Cursos Defendidos
Perfil
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica sugerem que o profissional no exercício da docência não se restrinja a atividade de condução do trabalho pedagógico em sala de aula, mas que se envolva de forma participativa e atuante na dinâmica própria dos espaços escolares, de modo a participar dos processos e discussões da escola no âmbito da gestão democrática. Ademais, deverá possuir uma postura investigativa em torno dos problemas educacionais e os específicos da área de Matemática, tendo em vista contribuir de forma segura, competente e criativa com o processo educativo escolar, no âmbito do Ensino Fundamental e Médio.
Além disso, deverão compreender e repensar as práticas de ensinar e aprender, tendo em vista as atuais concepções da educação, o desenvolvimento de novas tecnologias da informação e o rápido desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico. Assim, o professor deve adquirir uma formação pedagógica de modo a assumir as atuais exigências da sociedade em relação ao processo de melhoria da Educação Básica.
Nesse sentido, os professores desenvolverão os seguintes fundamentos pedagógicos (Resolução nº 02, de 20 de dezembro de 2019):
I – o desenvolvimento de competência de leitura e produção de textos em Língua Portuguesa e domínio da norma culta;
II – o compromisso com as metodologias inovadoras e com outras dinâmicas formativas que propiciem ao futuro professor aprendizagens significativas e contextualizadas em uma abordagem didático- metodológica alinhada com a BNCC, visando ao desenvolvimento da autonomia, da capacidade de resolução de problemas, dos processos investigativos e criativos, do exercício do trabalho coletivo e interdisciplinar, da análise dos desafios da vida cotidiana e em sociedade e das possibilidades de suas soluções práticas;
III – a conexão entre o ensino e a pesquisa com centralidade no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que ensinar requer, tanto dispor de conhecimentos e mobilizá-los para a ação, como compreender o processo de construção do conhecimento;
IV – emprego pedagógico das inovações e linguagens digitais como recurso para o desenvolvimento, pelos professores em formação, de competências sintonizadas com as previstas na BNCC e com o mundo contemporâneo;
V – avaliação como parte integrante do processo da formação, que possibilite o diagnóstico de lacunas e a aferição dos resultados alcançados, consideradas as competências a serem constituídas e a identificação das mudanças de percurso que se fizerem necessárias;
VI – apropriação de conhecimentos relativos à gestão educacional no que se refere ao trabalho cotidiano necessário à prática docente, às relações com os pares e à vida profissional no contexto escolar;
VII – reconhecimento da escola de Educação Básica como lugar privilegiado da formação inicial do professor, da sua prática e da sua pesquisa;
VIII – compromisso com a educação integral dos professores em formação, visando à constituição de conhecimentos, de competências, de habilidades, de valores e de formas de conduta que respeitem e valorizem a diversidade, os direitos humanos, a democracia e a pluralidade de ideias e de concepções pedagógicas; e
IX – decisões pedagógicas com base em evidências.
Formas de Acesso
O acesso ao curso será aberto a pessoas com certificado de conclusão de Ensino Médio ou equivalente, que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, e classificados em processo seletivo realizado pelo SISU/MEC. No caso de vagas residuais, essas podem ser preenchidas por meio de processo seletivo para indivíduos que já possuem diploma de graduação e para alunos matriculados nesta ou em outra Instituição de Ensino Superior – transferência interna, externa e transferência ex-officio.
Coordenação
Nome do Coordenador: Prof. Renato César de Carvalho Quarto
Ato de designação: Portaria IFMA/Reitoria nº 4.145, de 13/10/2021 – DOU nº 194, seção 2, pág. 19.
Titulação: Mestre
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0365326379283559
Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva
E-mail da Coordenação: [email protected]
Informações Gerais
Código do Curso (e-MEC): 1103914
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE): 2
Conceito Preliminar do Curso (CPC): 3
Conceito do Curso (CC): 3
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD): 3
Turno: Noturno
Modalidade: Presencial
Página e-MEC: Clique aqui
Estrutura Curricular
Carga Horária Mínima de Integralização: 3.215h
Estágio: 400h
Trabalho de Conclusão de Curso: 405h
Atividades Complementares: 200h
Número de Períodos Mínimos de Integralização: 8
Número Total de Vagas Anuais: 40 (primeiro semestre)
Projeto Pedagógico do Curso: Clique aqui
Disciplinas
Nome | Carga Horária |
1º Semestre | |
Seminário de Introdução ao Curso | 15h |
Metodologia da Pesquisa Científica | 60h |
Introdução à Lógica | 60h |
Fundamentos de Matemática I | 90h |
Geometria Euclidiana | 90h |
Informática Educacional | 45h |
2º Semestre | |
História e Filosofia da Educação | 60h |
Leitura e Produção Textual | 60h |
Sociologia da Educação | 60h |
Desenho Geométrico | 90h |
Fundamentos da Matemática II | 90h |
3º Semestre | |
Cálculo Diferencial e Integral I | 90h |
Psicologia da Educação | 60h |
História e cultura afro-brasileira e indígena | 30h |
Politica Educacional e Organização de Educação Básica | 60h |
Geometria Analítica | 90h |
Inglês instrumental | 45h |
4º Semestre | |
Cálculo Diferencial e Integral II | 90h |
Didática Geral | 60h |
Álgebra Linear I | 90h |
Física I | 60h |
Libras | 60h |
5º Semestre | |
Cálculo Diferencial e Integral III | 90h |
Avaliação Educacional | 30h |
Metodologia do Ensino da Matemática | 45h |
Álgebra Linear II | 75h |
Física II | 60h |
Resolução de problemas | 60h |
6º Semestre | |
Educação Inclusiva | 60h |
Algebra I | 90h |
Optativa | 60h |
Cálculo Numérico | 60h |
Estágio Docente I (Ens. Fund) (DIURNO) | 90h |
7º Semestre | |
Probabilidade e Estatística | 90h |
Álgebra II | 90h |
Educação de Jovens e Adultos | 45h |
Estágio Docente II (Ens. Médio) (DIURNO) |
90h |
Monografia I | 60h |
8º Semestre | |
Matemática Financeira | 45h |
Optativa | 60h |
Estágio Docente III (DIURNO) |
225h |
Introdução à Análise Real | 90h |
Monografia II | 60h |
Corpo Docente
DOCENTE | ÁREA DE ATUAÇÃO | COMPONENTES CURRICULARES | TITULAÇÃO |
Abias Rodrigues da Cruz | Matemática/ Estatística | Cáculo para Ciências Biológicas; Estatística Aplicada | Mestre |
Adriana Beserra Silva http://lattes.cnpq.br/7365713577393408 |
Filosofia/ Filosofia da Educação | História e Filosofia da Educação
|
Mestra |
Alberto Faustino Dias http://lattes.cnpq.br/0063256289703555 | Matemática | Cálculo para Ciências
Biológicas; Estatística Aplicada |
Mestre
|
Álvaro Itauna Schalcher Pereira http://lattes.cnpq.br/0063256289703555 |
Química | Química Geral; Bioquímica | Doutor |
Amanda Beatriz de Araújo Sousa http://lattes.cnpq.br/0063256289703555 |
Letras/ LIBRAS | LIBRAS; Leitura e Produção Textual | Mestra
|
Antonio Jorge dos Santos Filho http://lattes.cnpq.br/0063256289703555 |
Biologia/Meio Ambiente | Biologia celular; Ecologia I; Ecologia II; Bioética | Mestre |
Caio Veloso http://lattes.cnpq.br/0063256289703555 |
Biologia | Anatomia Vegetal; Metodologias para o Ensino de Biologia; Estágio Docente I, II e III. | Doutor |
Claudilena Correa Araújo http://lattes.cnpq.br/0063256289703555 |
Educação | História e Fisologia da Educação; Monografia I; Política Educacional e Organização da Educação Básica. | Mestra |
Danilo Lima Falcão http://lattes.cnpq.br/0063256289703555 |
Matemática | Cálculo para Ciências
Biológicas; Estatística Aplicada |
Mestre |
Deusivaldo Aguiar Santos http://lattes.cnpq.br/0063256289703555 |
Física | Fundamentos da Física | Doutor |
Diego Cândido Abreu http://lattes.cnpq.br/0063256289703555 |
Letras/ Inglês | Inglês Instrumental | Doutor |
Douglas Rafael e Silva Barbosa http://lattes.cnpq.br/0063256289703555 |
Biologia | Zoologia dos Invertebrados I; Zoologia dos Invertebrados II; Bioquímica. | Doutor |
Érina Ribeiro Andrade http://lattes.cnpq.br/0063256289703555 |
Educação | Política Educacional e Organização da Educação Básica; Didática Geral; Avaliação Educacional;
Monografia I. |
Mestra |
Floriza Gomide Sales Rosa http://lattes.cnpq.br/0063256289703555 |
Educação | Psicologia da Educação; Educação Inclusiva; Educação de Jovens e Adultos; Monografia I. | Mestra |
Francisco Adelton Alves Ribeiro http://lattes.cnpq.br/0063256289703555 |
Informática | Informática Educacional | Doutor |
Glayde Maria Carvalho Veras http://lattes.cnpq.br/8862880538005580 |
Zootecnia | Anatomia Comparada;
Fisiologia Comparada |
Mestra |
Gyordanna Patrícia Pereira Borges http://lattes.cnpq.br/8862880538005580 |
História | História e Cultura Afro brasileira e Indígena | Mestra
|
Hébelys Ibiapina da Trindade http://lattes.cnpq.br/7228932226470608 |
Zootecnia | Histologia; Embriologia; Anatomia Comparada; Parasitologia | Doutora |
Irakerley Alves Fernandes http://lattes.cnpq.br/7228932226470608 |
Química/Química Analítica | Química Geral | Mestra |
Irapuan Lira Feitosa Filho http://lattes.cnpq.br/7228932226470608 |
Física | Fundamentos de Física;
Biofísica |
Mestre |
Jandherson Moura Silva http://lattes.cnpq.br/7228932226470608 |
Matemática | Cálculo para Ciências Biológicas; Estatística Aplicada | Mestre |
Jesus Vênus Silva Costa http://lattes.cnpq.br/4227713462400341 |
Biologia | Biologia das Criptógamas; Sistemática Vegetal; Fisiologia Vegetal; Biodiversidade e Conservação; Gestão de Impactos Ambientais; Educação Ambiental. |
Mestre |
John dos Santos Freitas http://lattes.cnpq.br/4227713462400341 |
Filosofia | Metodologia da Pesquisa
Científica |
Mestre
|
Jonas Pereira Gomes http://lattes.cnpq.br/4227713462400341 |
Letras/Português | Leitura e Produção Textual | Mestre |
José Nilson Santos da Costa Filho http://lattes.cnpq.br/4804190279900944 |
Letras/Português | Leitura e Produção Textual | Mestre |
Késsia Rosária de Sousa http://lattes.cnpq.br/1518207672818808 |
Geografia | Geologia; Paleontologia | Doutora |
Leonardo Baltazar Cantanhede http://lattes.cnpq.br/1518207672818808 |
Química/ Química Analítica | Química Geral | Doutor |
Lidiane da Silva Araújo http://lattes.cnpq.br/1518207672818808 |
Química | Química Geral | Doutora |
Lilásia Chaves de Arêa Leão Reinaldo http://lattes.cnpq.br/1518207672818808 |
Letras/Português/ Língua Inglesa | Inglês Instrumental; Leitura e Produção Textual | Doutora |
Luciana Oliveira Atanásio http://lattes.cnpq.br/1518207672818808 |
Letras/Português | Leitura e Produção Textual | Mestra
|
Lucinaldo dos Santos Silva http://lattes.cnpq.br/1518207672818808 |
Química | Química Geral; Bioquímica. | Doutor |
Manoel Braz da Silva Júnior http://lattes.cnpq.br/1518207672818808 |
Biologia | Zoologia dos Vertebrados I; Zoologia dos Vertebrados II; Biologia Molecular; Genética; Evolução. | Mestre |
Marcos Vinicius de Freitas Borges http://lattes.cnpq.br/1518207672818808 |
Informática/ Desenvolvimento
de Sistemas/ Rede de Computadores |
Infomática Educacional |
Mestre
|
Mayara Oliveira Sousa Rodrigues http://lattes.cnpq.br/1518207672818808 |
Biologia/Meio Ambiente | Biologia Celular; Biologia Molecular; Microbiologia; Bioética. | Mestra |
Osiel Cesar da Trindade Júnior http://lattes.cnpq.br/1518207672818808 |
Biologia/Botânica | Biologia das Criptógamas; Sistemática Vegetal; Fisiologia Vegetal; Bioética; Evolução. | Mestre
|
Raimundo dos Santos Marcolino http://lattes.cnpq.br/1518207672818808 |
Matemática | Cálcuçp para Ciências
Biológicas; Estatística Aplicada |
Mestre
|
Renato Cesar de Carvalho Quarto http://lattes.cnpq.br/1518207672818808 |
Física | Fundamentos de Física;
Biofísica |
Mestre |
Vicente de Sousa Marques http://lattes.cnpq.br/1518207672818808 |
Química Geral/Química Analítica | Química Geral | Mestre
|
Vilma da Silva Mesquita Oliveira http://lattes.cnpq.br/1518207672818808 |
Educação | Sociologia da Educação; Avaliação Educacional; Monografia I; História e Fisolosofia da Educação. | Doutora |
Atos Regulatórios
Horários de Aula
Colegiado
Membros
(Portaria IFMA/Codó nº 14, de 4 de janeiro de 2022)
Docentes
Renato Cesar de Carvalho Quarto
Abias Rodrigues da Cruz
Deusivaldo Aguiar Santos
Jandherson Moura Silva
Jorge Soares Menor Filho
Raimundo dos Santos Marcolino
Técnico
Francisco da Silva Paiva
Discentes
Elenilson Rodrigues Valeriano
Yarlison Vieira de Oliveira
Marcio André dos Santos
Francisca Estele Luz Aprígio Pontes
Núcleo Docente Estruturante
Membros
(Portaria IFMA/Codó nº 187, de 3 de agosto de 2022)
Docentes
Renato César de Carvalho Quarto
Danilo Lima Falcão
Deusivaldo Aguiar Santos
Claudilena Correa Araújo
Jandherson Moura Silva
Jetro Ialen Moreira Bento
Normas e Outros Documentos do Curso
Resolução IFMA/CONSUP nº 117, de 30 de setembro de 2013: Normas Gerais dos Cursos de Graduação
Resolução IFMA/CONSUP nº 122, de 12 de dezembro de 2016: Normas para Estágio Supervisionado
Resolução IFMA/CONSUP nº 88, de 24 de abril de 2017: Normas para o TCC
Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos
Resolução IFMA/CONSUP nº 32, de 20 de abril de 2018: Normas para Solenidade de Colação de Grau
Resolução IFMA/CONSUP nº 106, de 31 de outubro de 2018: Regimento Geral do IFMA
Resolução IFMA/CONSUP nº 124, de 10 de dezembro de 2018: Regimento Interno dos Campi do IFMA
Resolução IFMA/CONSUP nº 19, de 22 de maio de 2019: Normas para Mobilidade Acadêmica Internacional
Trabalhos de Conclusão de Cursos Defendidos
[/tab]
Redes Sociais